domingo, 02 fevereiro, 2025
spot_img
CulturaBanda TOM: 30 anos de legado cultural e formação musical
spot_img

Banda TOM: 30 anos de legado cultural e formação musical

COMPARTILHE:

A Banda TOM, ícone da cultura musical de Ipatinga, celebra 30 anos de história com apresentações especiais e reconhecimento por sua contribuição à formação musical e cidadã no Vale do Aço.

As apresentações da Banda Tom, com a Cantata de Natal no Parque Ipanema e no Concerto Natalino no Teatro Zélia Olguim, todas gratuitas, encantaram o público com repertórios cuidadosamente selecionados para celebrar o espírito natalino. A celebração ganhou um destaque adicional com a conquista do Prêmio Coreto, por meio do Edital FEC 06/2024, que permitiu a aquisição de um sousafone – o maior instrumento de sopro da família dos metais, conhecido por seus graves marcantes. “Essa aquisição reafirma o compromisso da banda com o aprimoramento técnico e tradição”, afirma Walter Mesquita, maestro da Banda TOM.

Criada em 1989 como Banda da Guarda Mirim, a Banda TOM passou por uma reestruturação em 1994 sob a coordenação da Escola Municipal de Música e Canto Tenente Oswaldo Machado (TOM). A nova fase foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Ipatinga e a Fundação Banco do Brasil, consolidando o grupo como espaço de formação musical e inclusão social. Hoje, com 35 integrantes, entre 12 e 30 anos, a banda é referência na região.

O repertório diversificado abrange dobrados clássicos, trilhas de filmes e músicas folclóricas, sempre com arranjos exclusivos. Com cerca de 40 apresentações anuais, a banda é destaque em eventos culturais, cívicos e comunitários. “A banda tem um papel transformador, formando músicos que hoje atuam como professores, regentes e instrumentistas em diversas regiões”, destaca o maestro Walter Mesquita.

Mais do que um grupo musical, a Banda TOM é um símbolo de resistência cultural em Ipatinga, cidade com forte tradição em manifestações como o Congado e a Folia de Reis. Seu cadastro no inventário das bandas musicais de Minas Gerais, promovido pelo IEPHA e pela SECULT, reforça seu status como patrimônio cultural imaterial.

MATÉRIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS