segunda-feira, 03 fevereiro, 2025
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Fecomércio apresenta expectativa de vendas de Natal em Minas Gerais

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A pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2024, realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, revela que, para 49,1% dos empresários do comércio em Minas Gerais, as vendas de Natal deste ano serão melhores do que as de 2023. Outros 72,5% acreditam que as vendas serão iguais às de 2023, enquanto 20% dos entrevistados indicam que a data será de vendas abaixo das expectativas. O levantamento, que abrange comerciantes de todas as regiões do estado, também aponta que 84,5% dos estabelecimentos comerciais esperam um impacto positivo devido às festividades de fim de ano.

Perspectivas Positivas para o Quarto Trimestre de 2024

A boa expectativa para o Natal 2024 também reflete no desempenho do último trimestre do ano. Mais da metade dos empresários (53,1%) acredita que o desempenho do comércio no último trimestre superará os resultados do mesmo período em 2023. Já 76,7% dos comerciantes de Minas Gerais estão otimistas de que o desempenho do quarto trimestre será satisfatório, mantendo o mesmo ritmo de vendas de 2023.

O otimismo no comércio e do Fecomércio é impulsionado principalmente pela confiança dos empresários (40,7%), seguida pelo valor afetivo da data (29,3%) e o aquecimento do mercado (26,3%).

Comportamento de Compra do Consumidor no Natal

Segundo a pesquisa, 71% dos empresários acreditam que os consumidores irão às compras nas vésperas do Natal 2024. Com isso, cerca de 80% dos comerciantes entrevistados estão preparando estratégias para atrair mais clientes, com 47% apostando em campanhas publicitárias e 32,7% em promoções e liquidações. Em relação ao tíquete médio das compras, 34,9% dos empresários esperam um gasto entre 100 e 300 reais por cliente.

Produtos e Modalidades de Pagamento para o Natal 2024

Os produtos alimentícios são esperados para liderar as vendas de Natal, com 22,8% dos empresários apontando-os como os mais procurados. Roupas (20,3%) e bebidas (14%) seguem em segundo lugar. Para aproximadamente 30% das empresas que vendem online, as principais categorias de produtos vendidos serão roupas, alimentos, calçados e bebidas.

Quanto às formas de pagamento, as principais modalidades incluem: cartão de crédito parcelado, cartão de crédito à vista, Pix, cartão de débito e carnê, com o cartão de crédito parcelado sendo a forma mais utilizada.

Preparação dos Comerciantes para o Natal 2024

Entre os dias 14 e 26 de novembro, período da realização da pesquisa, 46,5% dos comerciantes em Minas Gerais já haviam preparado seus estoques para o Natal. Outros 36,3% ainda aguardavam a chegada dos produtos solicitados, enquanto 16,6% ainda não haviam feito os pedidos para a temporada.

A Importância do Natal para o Comércio, Serviços e Turismo

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a relevância do Natal para o comércio, serviços e turismo em Minas Gerais. “O Natal é a data comemorativa mais expressiva para o calendário varejista. Ela envolve um valor afetivo significativo, e muitos consumidores compram presentes, itens para festas, e até fazem viagens de fim de ano. Os impactos positivos do Natal vão além do comércio varejista, movimentando também os setores de serviços e turismo”, explica Gabriela Martins.

Sobre a Fecomércio MG

A Fecomércio MG é a maior entidade representativa do setor terciário em Minas Gerais, integrando o Sistema Fecomércio MG, o Sesc, o Senac e os Sindicatos Empresariais. Com mais de 740 mil empresas associadas, a Fecomércio MG atua ao lado da Confederação Nacional do Comércio (CNC), defendendo os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, buscando melhores condições tributárias, celebrando convenções coletivas de trabalho e promovendo benefícios para o desenvolvimento do comércio no estado. Com 85 anos de história, a Fecomércio MG continua a transformar e beneficiar a vida dos cidadãos mineiros.

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