Na tarde deste sábado (7), o Talismã, de Cachoeira Escura, fez história ao conquistar o título da 2ª divisão do Campeonato Ipatinguense, promovido pela Liga de Desportos de Ipatinga (LDI). A partida da final, realizada no Campo do Canaã, teve início com 50 minutos de atraso devido a problemas logísticos enfrentados pela equipe do Barcelona, de Iapu. Mesmo com a demora, o clima de expectativa não diminuiu o entusiasmo das torcidas, que foram premiadas com uma grande exibição de futebol.
O Talismã venceu o Barcelona por 1 a 0 e, com a vitória, garantiu seu acesso à primeira divisão do campeonato amador de Ipatinga. O gol da vitória foi marcado por Gustavo, aos 23 minutos do primeiro tempo. A equipe do técnico Rafael Douglas levantou a taça com grande emoção e reafirmou seu poder de superação ao longo da competição.
Talismã impõe seu ritmo
Logo aos 2 minutos de jogo, a torcida do Talismã mostrou seu apoio fervoroso, com fogos de artifício estourando nas arquibancadas. No entanto, o árbitro Albino Fernando Ferreira Souza intercedeu rapidamente e, por meio do sistema de som, pediu que os rojões fossem cessados, atendendo a solicitação sem maiores problemas.
O início da partida foi movimentado. Aos 11 minutos, o atacante Júlio, do Talismã, foi derrubado na área e pediu pênalti. Contudo, o árbitro mandou o jogo seguir, sem marcar a penalidade.
O Talismã não demorou para se mostrar mais perigoso. Aos 22, Gustavo teve boa chance de abrir o placar, ao chutar cruzado pela direita e quase vencer o goleiro Rodrigo, do Barcelona.
Aos 23 minutos, a jogada que decidiu a partida: Pablo fez bela tabela com Gustavo, que, dentro da área, não desperdiçou e balançou as redes, colocando o Talismã em vantagem: 1 a 0.
A equipe de Iapu seguiu em busca do empate, mas o goleiro Miguel se destacou com um bom reflexo aos 27 minutos, quando defendeu uma cobrança de falta de Xaproca, que levava grande perigo ao gol do Talismã.
A pressão do Barcelona aumentou no final do primeiro tempo. Aos 35 minutos, outra cobrança de falta de Xaproca exigiu uma ótima defesa de Miguel, goleiro do Talismã. Mas a primeira etapa terminou com a vitória parcial de 1 a 0 para a equipe de Cachoeira Escura, após três minutos de acréscimos.
Na segunda etapa, o Talismã seguiu buscando ampliar sua vantagem. Logo nos primeiros minutos, Marlon arriscou de fora da área e acertou a trave. Na sobra, Richard finalizou para fora.
O Barcelona não se entregou e, aos 25 minutos, Dê teve uma boa oportunidade, obrigando Miguel a fazer uma grande defesa em chute de fora da área.
Aos 29 minutos, Dê apareceu novamente, desta vez dentro da área, mandou uma bomba e o goleiro Miguel fez uma defesa espetacular ao espalmar a bola que ainda bateu no travessão antes de sair para escanteio. Esse lance foi o momento mais perigoso do Barcelona, mas o Talismã resistiu à pressão.
Nos minutos finais, o Barcelona intensificou a busca pelo empate com cruzamentos na área, mas a defesa do Talismã, liderada por Paulo e Madimbu, se manteve firme e garantiu a vitória por 1 a 0.
Com o apito final, o Talismã conquistou seu título do Campeonato Ipatinguense da 2ª Divisão e garantiu sua vaga na elite do futebol amador da cidade. A equipe do Talismã, que teve grande atuação de Gustavo, autor do gol, e de Miguel, goleiro que se destacou em momentos cruciais, comemorou com muita alegria o título.
Após o jogo, o autor do gol do título, Gustavo, expressou sua felicidade. “Estou muito feliz em ser o artilheiro do time na competição e poder fazer um belíssimo gol ali no primeiro tempo e ajudar o time com esse título maravilhoso. O gol saiu de uma tabelinha maravilhosa. O Pablo é um camisa 10 excepcional e a gente tem aquele entrosamento. Fui feliz com a assistência maravilhosa dele, cortei, finalizei, fazendo o gol que deu o título para o Talismã”, exaltou o camisa 9.
O Talismã, do técnico Rafael Douglas, foi a campo com: Miguel; Wellington, Paulo, Madimbu e André; Júlio (Marlon), Luan, Pablo (Pretinho) e Washington Almeida (Paulinho); Richard e Gustavo (Woshin).
Já o Barcelona, do treinador Bruno Ferreira jogou com: Rodrigo, William (Tinei), Eric, Mateus e Pulim; Jaiderson, Jean (Davi), Jucélio e Xaproca (Marquiton); Clebinho e Dê.